sexta-feira, 3 de maio de 2013

Diário de Bordo: Primeiras impressões sobre o curso de formação de sommelier de cervejas

Conforme noticiamos mês passado, Fernando Bastos (presidente da AcervA Goiana)  está em Campos do Jordão participando do Curso de Formação de Sommelier de Cervejas, oferecido pelo Senac em parceria com a Doemens Academy.
 
Aula com o chef Rodrigo Oliveira do Restaurante Mocotó - AcervA Goiana
Aula com o chef Rodrigo Oliveira do Restaurante Mocotó
Seus relatos mostram que seu aprendizado não se restringiu apenas à acolhedora cidade do interior paulista, indo até a capital São Paulo para procurar novas experiências cervejeiras para a AcervA Goiana, como a aula oferecida pelo chef Rodrigo Oliveira (eleito Chef do Ano pela revista Prazeres da Mesa) do Restaurante Mocotó, que acumula os títulos de Melhor Cozinha Brasileira pelo jornal Folha de São Paulo, pela revista Go’Where Gastronomia e pela revista Época São Paulo, além de ser escolhido o Melhor Bom e Barato pelo jornal Folha de São Paulo e também pela revista Época São Paulo, e ter sido eleito pela Newsweek Magazine como um dos 101 World’s Best Restaurants.

De volta a Campos, entre um chocolate e outro, podemos conhecer melhor a tradicional Cervejaria Baden Baden junto com a turma do Curso de Formação de Sommelier de Cervejas. Através da visitação de sua fábrica (parte indispensável do roteiro da cidade), vimos o cuidado artesanal do processo de fabricação de uma cerveja especial e recebemos dicas de degustação e harmonização, além de experimentar parte da própria produção.
 
A Cervejaria Baden Baden - AcervA Goiana       Turma do Curso de Formação de Sommelier de Cervejas - AcervA Goiana
A Cervejaria Baden Baden       Turma do Curso de Formação de Sommelier de Cervejas
Novamente em São Paulo, conhecemos a Cervejaria Nacional, localizada no bairro de Pinheiros. A cervejaria oferece mais de cinco receitas de cervejas artesanais, em três ambientes diferentes. No primeiro piso, temos a fábrica, onde são produzidos cerca de 5.000 litros de cerveja artesanal por mês sem conservantes (diferente da cerveja industrializada, que utiliza em seu processo de fabricação, enzimas, antioxidantes, estabilizantes e outros produtos químicos que comprometem a qualidade e, consequentemente, o sabor). No segundo piso se localiza o bar e no terceiro o restaurante.
 
A Cervejaria Nacional - AcervA Goiana       Suas Cervejas Artesanais - AcervA Goiana
A Cervejaria Nacional       Suas Cervejas Artesanais
Aproveitando a volta à Capital, participamos de uma brassagem realizada pela primeira cervejaria escola de São Paulo, na loja De Bruer, Vila Madalena: a Sinnatrah. A cervejaria escola é um espaço dedicado aos cervejeiros iniciantes ou experientes. Fundada em 2008, oferece cursos de fabricação e degustação da bebida, além de contar com uma loja especializada aberta diariamente com cervejas nacionais e importadas, venda de kits para produção caseira, além de ingredientes como maltes, lúpulos, leveduras e outros acessórios.
 
Aos trabalhos - AcervA Goiana       Supervisão dos professores - AcervA Goiana       A cerveja em sua fase inicial - AcervA Goiana
Aos trabalhos       Supervisão dos professores       A cerveja em sua fase inicial
Antes de retornar para mais uma semana intensa de estudos, uma rápida parada no Mercado Municipal na loja Santa Therezinha, um empório riquíssimo em variedades e rótulos de cerveja, além de vinhos, cachaças, grãos, queijos, azeites...
 
Olhos apenas para as cervejas - AcervA Goiana
Olhos apenas para as cervejas

Nenhum comentário:

Postar um comentário